Wednesday, October 14, 2009

B I A

Nem sei se está certo eu falar sobre isso, mas como eu venho em um processo de recomposição do meu ser enquanto arquiteta, eu decidi comentar sobre algumas situações q aconteceram atualmente.

XII Bienal de Arquitectura de Buenos Aires

Infelizmente eu não consegui acompanhar pessoalmente. Tinha até me programado mas acabou não rolando...De qq forma, o site da Bienal foi super explicativo e foram aos poucos confirmando os dissertantes de uma forma muito bacana. O grande foco dessa bienal eram os arquitetos da América do Sul q estão produzindo horrores. Eu acho isso fantástico pq é algo q não acontece aqui. Sempre queremos q os gringos 'de grife' participem e nos façam ouvir os mesmos discursos de sempre, os quais sabemos q não se aplica aos latinos. Somos países em desenvolvimento, bem como a arquitetura dos nossos países se desenvolve lentamente e poderíamos trocar muito mais experiências com nossos 'hermanos' do q com os europeus, por exemplo.
Podemos usar exemplos próximos como os novos projetos de habitação e urbanismo na Colômbia, a revistalização de Puerto Madero na Argentina, entre tantos outros ainda desconhecidos por completa ignorância de nossa parte. Junto com esses exemplos, contamos com arquitetos mais experientes q estão produzindo na Europa e EUA.

Seminários Internacionais - Fórum Permanente

No mês de setembro, aconteceram alguns seminários relacionados à cidade. Eu não pude assistir pessoalmente 'As cidades e suas margens' (curadoria de Guilherme Wisnik) mas acompanhei o debate e apresentação do Post-it City. Muito boa essa troca de idéias e debate com a participação de arquitetos de outros países. No caso do 'margem' houve uma troca interessantíssima e q eu particulamente adoro com arquitetos mexicanos. Eu gosto muito da arquitetura mexicana e da produção atual deles. Vai muito além de Barragám, vale a pena pesquisar. 

Já no caso do post-it trata-se de cidades ocasionais, um mapeamento de ocupações temporárias em diversos lugares. A exposição ainda está rolando, além de fotos, vídeos e imagens há mapas mostrando a localização dessas ocupações. A exposição está muito bonita, vale a pena conferir, no Centro Cultural São Paulo.

No debate, representando o Brasil, estava o arquiteto urbanista Pedro Sales, a quem eu tenho o maior respeito e carinho, pois foi meu orientador de tese na faculdade. Além dele, representantes da Argentina, Chile e o curador Martí Peran, catalão, responsável pelo post-it. A troca entre os latinos estava presente no debate e na exposição e isso mostra mais uma vez a q proximidade q temos vai além da distância. Senti falta de exemplos mais fortes para representar a mesa e expandir o projeto para lugares como a Côlômbia e o México.
Tudo isso, eu fiz para mostrar a vergonha alheia q tenho das nossa bienais. Na véspera da inauguração da 8ª BIA, o curador Bruno Padovano deixa a curadoria para ser 'apenas' curador cultural. Não tenho absolutamente nada contra ele, mas ele devia ter sacado antes q era a maior roubada...A última bienal foi lastimável, dezenas de projetos repetidos, arquitetos mal expostos, tema desinteressante e bancas palpérrimas.
E tem mais, não apenas a bienal de arquitetura como a de arte tbem estão a ponto de pararem. Darem um tempo, se reestruturarem, reorganizarem. Gente, é um evento importantíssimo para nossa classe, fadado ao desastre e cada ano só piora. Na minha cabeça eu entendo q muita coisa precisa mudar....Os eventos citados acima são ótimos exemplos para mostrar q não é preciso muito dinheiro para organizar pautas descentes, convidados interessantes e muito assunto para ser discutido. Falta boa vontade...e competência.

1 comment:

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.